Você já se perguntou como começou o Dia dos Pais? Tudo começou porque uma senhora queria agradecer ao pai por tudo que ele havia feito por ela e sua família.
O primeiro Dia dos Pais nos Estados Unidos foi comemorado em Spokane Washington em 19 de junho de 1910. Foi proposto pela Sra. John B. Dodd em 1909. Seu pai, William Smart, criou seis filhos sozinho depois que sua esposa morreu no parto. Ele também era um veterano da guerra civil.
Os pais são muito especiais, tão especiais que são mencionados na Bíblia. Visto que a Bíblia é como um manual de instruções para nós, ela nos dá instruções sobre como tratar nosso pai.
Algum de vocês sabe quais são os dez mandamentos?
Cada mandamento é muito importante e Deus deu a cada mandamento por uma razão. Um dos mandamentos diz: Honra teu pai e tua mãe, para que tudo te ocorra bem e tenhas longa vida na terra.
O que significa honra afinal?
Honra pode significar muitas coisas.
Quando ouvimos, obedecemos, amamos, apreciamos e perdoamos nosso pai, é assim que podemos honrá-los.
Quando você mostra que ama seu pai, abraçando-o e dizendo que o ama, essa é outra maneira de honrá-lo.
Você também pode admirar seu pai agradecendo-lhe quando ele faz coisas para você (levando você para o treino de futebol ou aulas de música, etc.).
Nossos pais não são perfeitos o tempo todo, todos cometemos erros.
Portanto, devemos perdoar nossos pais quando eles cometem erros porque Deus nos pede.
Alguns outros versículos da Bíblia nos pedem para ouvir a instrução de nosso pai e fazendo isso você aprenderá a ter disciplina e compreensão. Isso significa que, quando seu pai lhe dá conselhos ou avisa sobre algo, é importante ouvir.
Seu pai também já foi criança e sabe muitas coisas porque viveu mais do que você.
Então, se seu pai pede para você segurar a mão dele quando você atravessa a rua é porque ele sabe que pode ser perigoso por causa de todos os carros.
É também por isso que às vezes os pais têm que dizer “não” às coisas.
O último versículo sobre o qual falaremos hoje diz: Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Eu sei que às vezes você nem sempre quer obedecer seus pais, mas é importante que você os obedeça porque isso deixa Deus feliz!
Uma última coisa.
Não importa quantos anos você tenha, seu pai é seu pai.
Às vezes você pode pensar que pode responder aos seus pais ou que sabe mais do que eles, mas não sabe.
A Bíblia diz para obedecer seus pais sempre, não apenas quando você é criança.
Seus pais querem o melhor para você e sabem do que estão falando.
Não se esqueça de que também temos um pai celestial que se importa conosco e nos ama, não importa o que aconteça.
Então, se você não tem um pai por perto o tempo todo (ou mesmo se tiver), Deus é o pai de todos os pais.
Ele está lá quando seu pai não pode estar.
Para pensar:
“Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação com a consolação que recebemos de Deus.” 2 Coríntios 1.3-4
Oração:
Amado Pai celeste, te agradeço pelo papai, de a ele saúde e fé. Continue me ensinando a honrar ao meu pai e a Ti. Em nome de Jesus. Amém.
Palavra aos Pais
Queridos pais, é sempre importante falar do Pai que está no céu a seus pequenos. Falar da obediência de Jesus, do amor que ele tem de seu Pai. Quando falamos do grande amor de Deus aos nosso filhos estamos preparando eles para a vida. E principalmente estamos plantando boa semente. Que dará o seu fruto no tempo certo.
Atividade:
